De 20 a 24 de janeiro de 2024, uma delegação de empresas portuguesas, acompanhadas pela Câmara de Comércio Luso-Italiana, estará em Rimini, Itália, para participar na SIGEP, a feira líder mundial para a produção e comercialização de produtos de pastelaria e geladaria.
Na perspetiva da 45ª edição do salão, o Observatório Sigep – do Italian Exhibition Group (IEG) – realizou um inquérito sobre as tendências e o consumo do gelato artesanal italiano, que se confirma como uma das excelências Made in Italy mais apreciadas no mundo.
Dos números que emergiram em todas as regiões italianas, registou-se, de facto, um crescimento que afetou todo o setor: no Norte de Itália estimou-se um aumento de +8%, na Itália Central +12% e no Sul, incluindo as ilhas, uma média entre 16 e 20%. Entre os sabores mais populares, os “sorbet” triunfaram em todas as regiões, elaborados com frutos italianos e exóticos e com a adição de várias especiarias.
Quanto aos aumentos de preços, o gelado parece ter sido menos afetado do que outros produtos, devido ao seu custo acessível – em muitos países, ainda é possível encontrar cones com uma bola por 1,50 euros – e o inquérito revelou que, enquanto os custos mais elevados ascenderam a 20%, os reajustes nas tabelas de preços mantiveram-se abaixo dos 10%.