A CÂMARA
QUEM SOMOS
Reconhecida pelo Governo Italiano, a Câmara de Comércio Luso-Italiana é o ponto de referência para a comunidade empresarial luso-italiana desde 1916.
Com as suas duas sedes em Lisboa e Porto a Câmara tem, como principal missão, promover o desenvolvimento do comércio e da cooperação económica entre Portugal e Itália.
HISTÓRIA
A Câmara de Comércio Luso-Italiana foi fundada nos inícios de 1916, por iniciativa de um grupo de operadores italianos residentes em Lisboa e de operadores portugueses (12 italianos e 10 portugueses).
O ato de constituição foi perdido, juntamente com uma parte do arquivo, durante o período de interrupção de atividade devido ao conflito bélico 1939-1945, mas entre a documentação que nos chegou, estamos na posse do texto original de duas atas: a primeira refere-se à reunião do Conselho de Administração de 28 de agosto de 1918 e a segunda à Assembleia Geral de 22 de março de 1919.
O reconhecimento pelo Governo Italiano data de 1918 e as confirmações subsequentes, conferidas com o intuito de cumprir as novas normas legais, datam de 9 de maio de 1958, a primeira, e de 11 de outubro de 1971, a segunda, ainda em vigor.
Em 1928, a Câmara – já em fase de expansão – abriu a “Delegação” do Porto (Oporto), a segunda maior cidade de Portugal, representativa do “pólo” económico e industrial mais importante do País. Entre os documentos conservados, conservamos a comunicação de abertura da delegação.
Do que resta dos nossos arquivos, indica que em 1937 a Câmara contava com cerca de 170 sócios, dos quais 64 portugueses e pouco mais de 100 italianos (dos quais 53 eram residentes em Itália).
Em 1966, ano em que a Câmara celebrava o meio século de existência, existiam 318 sócios e registava-se, já nessa altura, uma inversão de tendência, com os sócios portugueses a superarem os italianos. Esta tendência tem continuado e hoje mais de 85% do total è representado por empresas sediadas em Portugal (a distinção entre aquelas com capital italiano e local perdeu muito do seu significado inicial).
O aumento da massa associativa acompanhou, nas décadas seguintes, o crescimento da Câmara em termos de estrutura organizacional, expansão e desenvolvimento dos serviços, com influência e prestígio no contexto sócio-economico português.
Mais concretamente, os anos 80 e os primeiros anos 90 marcaram um “salto” qualitativo, tornado possível também pelas oportunidades oferecidas pela informatização, que a Câmara foi capaz de agarrar com uma visão antecipada. Ao longo desse período, o número de sócios ultrapassou os mil (o maior ocorreu em 1991: com mais de 1200), enquanto que nos anos mais recentes fatos e eventos de vários tipos determinaram a sua diminuição.
Em primeiro lugar, a introdução do “mercado interno” (1996), que eliminou categorias profissionais inteiras; depois a simplificação das transações e, em geral das relações transnacionais (a já mencionada “expansão informática”) que, sobretudo a nível da UE, representou um fator de desincentivo à adesão a uma Câmara de Comércio; por último e não menos importante, a crescente preocupação das empresas em conter custos considerados secundários, optando pelo pedido individual de um determinado serviço, em detrimento de pertencerem a uma entidade de serviços.
Atualmente a Câmara conta com cerca 200 sócios, mas o aumento e a crescente diversificação dos serviços, o dinamismo que carateriza o nosso trabalho, as atividades proactivas e promocionais que realizamos e o crescimento do volume de negócios que registamos de ano para ano, são o testemunho mais eloquente da nossa forte presença neste mercado.
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