A CÂMARA
QUEM SOMOS
Reconhecida pelo Governo Italiano, a Câmara de Comércio Luso-Italiana é o ponto de referência para a comunidade empresarial luso-italiana desde 1916.
Com as suas duas sedes em Lisboa e Porto a Câmara tem, como principal missão, promover o desenvolvimento do comércio e da cooperação económica entre Portugal e Itália.
HISTÓRIA
A Câmara de Comércio Luso-Italiana foi fundada nos inícios de 1916, por iniciativa de um grupo de operadores italianos residentes em Lisboa e de operadores portugueses (12 italianos e 10 portugueses).
O ato de constituição foi perdido, juntamente com uma parte do arquivo, durante o período de interrupção de atividade devido ao conflito bélico 1939-1945, mas entre a documentação que nos chegou, estamos na posse do texto original de duas atas: a primeira refere-se à reunião do Conselho de Administração de 28 de agosto de 1918 e a segunda à Assembleia Geral de 22 de março de 1919.
O reconhecimento pelo Governo Italiano data de 1918 e as confirmações subsequentes, conferidas com o intuito de cumprir as novas normas legais, datam de 9 de maio de 1958, a primeira, e de 11 de outubro de 1971, a segunda, ainda em vigor.
Em 1928, a Câmara – já em fase de expansão – abriu a “Delegação” do Porto (Oporto), a segunda maior cidade de Portugal, representativa do “pólo” económico e industrial mais importante do País. Entre os documentos conservados, conservamos a comunicação de abertura da delegação.
Do que resta dos nossos arquivos, indica que em 1937 a Câmara contava com cerca de 170 sócios, dos quais 64 portugueses e pouco mais de 100 italianos (dos quais 53 eram residentes em Itália).
Em 1966, ano em que a Câmara celebrava o meio século de existência, existiam 318 sócios e registava-se, já nessa altura, uma inversão de tendência, com os sócios portugueses a superarem os italianos. Esta tendência tem continuado e hoje mais de 85% do total è representado por empresas sediadas em Portugal (a distinção entre aquelas com capital italiano e local perdeu muito do seu significado inicial).
O aumento da massa associativa acompanhou, nas décadas seguintes, o crescimento da Câmara em termos de estrutura organizacional, expansão e desenvolvimento dos serviços, com influência e prestígio no contexto sócio-economico português.
Mais concretamente, os anos 80 e os primeiros anos 90 marcaram um “salto” qualitativo, tornado possível também pelas oportunidades oferecidas pela informatização, que a Câmara foi capaz de agarrar com uma visão antecipada. Ao longo desse período, o número de sócios ultrapassou os mil (o maior ocorreu em 1991: com mais de 1200), enquanto que nos anos mais recentes fatos e eventos de vários tipos determinaram a sua diminuição.
Em primeiro lugar, a introdução do “mercado interno” (1996), que eliminou categorias profissionais inteiras; depois a simplificação das transações e, em geral das relações transnacionais (a já mencionada “expansão informática”) que, sobretudo a nível da UE, representou um fator de desincentivo à adesão a uma Câmara de Comércio; por último e não menos importante, a crescente preocupação das empresas em conter custos considerados secundários, optando pelo pedido individual de um determinado serviço, em detrimento de pertencerem a uma entidade de serviços.
Atualmente a Câmara conta com cerca 200 sócios, mas o aumento e a crescente diversificação dos serviços, o dinamismo que carateriza o nosso trabalho, as atividades proactivas e promocionais que realizamos e o crescimento do volume de negócios que registamos de ano para ano, são o testemunho mais eloquente da nossa forte presença neste mercado.
ESTATUTO
CONSELHO DIRETIVO
Presidente
EQUIPA
CONTACTOS
Para qualquer pedido ou sugestão
Sede de Lisboa
Av. Duque de Loulé 22, 1º andar
1050-007 LISBOA
Email: info@ccitalia.pt | Tel +351 217950263
Delegação Norte
Rua da Restauração 409, 1º andar
4050-506 PORTO
Email: porto@ccitalia.pt | Tel +351 226064912
Avenida Duque de Loulé, 22 - 1° andar - 1050-007, Lisboa, Portugal
Rua da Restauração, 409, 1º 4050-506, Porto