A Câmara de Comércio Luso-Italiana participa, há muitos anos, dos programas de mobilidade internacional de jovens, implementados através do Erasmus+, que constitui um contributo único para a aprendizagem ao longo da vida e para o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal dos estudantes europeus.
Ao aderir ao programa Erasmus+, a Câmara de Comércio Luso-Italiana assumiu o papel de organismo intermediário das oportunidades de trabalho em Portugal destinadas a jovens do ensino secundário e universitário, a quem é oferecida a possibilidade de crescimento e formação pessoal e profissional num contexto internacional.
Em 2023, 89 empresas portuguesas abriram as suas portas aos estudantes Erasmus+, oferecendo-lhes uma visão única do mundo do trabalho e estimulando o desenvolvimento das suas competências profissionais e académicas. Graças à disponibilidade destas empresas, muitas das quais já são membros da Câmara de Comércio, os jovens tiveram a oportunidade de realizar estágios de duração variável – geralmente entre 1 e 3 meses – em sectores coerentes com os seus estudos, como marketing, gráfica, mecânica, informática, moda, turismo, entre muitos outros.
Estas parcerias de sucesso são um testemunho valioso do compromisso com a formação de uma comunidade global de profissionais capacitados e entusiasmados. Ao mesmo tempo, essas colaborações constituem um elemento fundamental para a internacionalização, que se tornou uma das principais missões da Câmara de Comércio Luso-Italiana.